HomeEcologia

Denúncia sobre “dia do fogo” resulta em operação em Colniza

Denúncia sobre “dia do fogo” resulta em operação em ColnizaSegundo investigação, fogo se concentra na fazenda Magali, em Colniza. Foto: MPMT

Mato Grosso reduz taxa anual de destruição florestal, mas segue longe de cumprir meta
Destruição da Amazônia vira caso no tribunal penal na Holanda
Investigação policial impede novo “Dia do Fogo” no Mato Grosso

Após denúncias de que moradores de Colniza (a 759 km de Cuiabá) estariam planejando um “dia do fogo”, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco Ambiental) e as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Meio Ambiente realizaram operação para impedir a prática de incêndios florestais criminosos na última semana.

Por imagens de satélite é possível identificar local e horário aproximado do início dos focos de calor, o que facilita na apuração de responsabilidades. Diante disso, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) ajuizou dezenas de ações para responsabilizar desmatamentos e incêndios florestais já identificados ali.

O trabalho apontou que nas proximidades de Colniza, uma das campeãs em incêndios florestais no Estado, o fogo se concentra na fazenda Magali. Vale destacar que está proibido o uso do fogo em áreas rurais do Estado desde o dia 1º de julho, seja para limpeza ou manejo. A vedação segue até 30 de outubro.

As investigações estão a cargo do Gaeco Ambiental e das Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) e da Delegacia da cidade. Além disso, de acordo com o MPMT, a Polícia Militar comandará uma operação de presença ostensiva das agências de segurança no local.

Fonte: MPMT