HomeEconomia

População empregada no agro somou 19,09 milhões no 2º trimestre

População empregada no agro somou 19,09 milhões no 2º trimestreO aumento foi de 4,6% em relação a igual período de 2021. Foto: CNA

Semestre registra recorde de abertura de mercados para o agro
Agroindústria de castanha traz avanços a extrativistas em Cotriguaçu
Alta dos custos de produção faz PIB do agronegócio encolher

A população ocupada no agronegócio brasileiro somou 19,09 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2022, aumento de 4,6% (ou de 839 mil de pessoas) em relação a igual período de 2021, informou na terça-feira, 23/8, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), em relatório. O Cepea depurou esses dados da pesquisa PNAD-Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); de “microdados” e de dados da Rais.

Segundo o centro de estudos, este número é o maior já verificado em um segundo trimestre desde 2015, quando a população ocupada no campo havia somado 19,18 milhões de pessoas.

Além disso, o Cepea comenta que esse avanço “se trata de uma recuperação de ocupações que foram perdidas pelos desdobramentos da crise gerada pela pandemia”.

Os segmentos que mais empregaram no agronegócio foram as agroindústrias e os agrosserviços, com, respectivamente, incremento de 371,98 mil e 605,73 mil pessoas em relação a igual período de 2021.

Entre o primeiro e segundo trimestres, especificamente, a população ocupada no agronegócio aumentou 1,9%, “e isso se deve às variações positivas observadas em todos os segmentos”, finaliza o Cepea.

Fonte: Estadão Conteúdo

LEIA MAIS:

Agro é o 2º maior gerador de empregos, segundo Caged