O Gigante 163 convida diversos especialistas, produtores e influenciadores para colaborar com conteúdos que interessam os nossos leitores – profissionais do agronegócio.
Novembro é época de ENEM, vestibular, e chegando no fim do ano, e época de pessoas repensarem suas trajetórias, considerar novos desafios, e fazer planos para o próximo ano. E bem nessa época, decidimos convidar alguém para falar com quem está pensando em cursar agronomia.
Douglas de Salles é um influenciador digital paranaense de 26 anos, formando no curso de Agronomia pela UTFPR – Dois Vizinhos e fundador da página @agronomiacomdouglas. Ele é filho de ex lavradores e tem como objetivo voltar para agricultura como Engenheiro Agrônomo para ajudar o setor a se desenvolver.
Encontre outras matérias de convidados aqui, e aproveite o artigo de Douglas abaixo.
A evolução da agricultura é constante – diante disso existe um profissional por trás da cadeia produtiva, seja antes, durante ou depois da porteira.
Esse profissional é o Engenheiro Agrônomo, e sua formação é muito dinâmica, com capacidade de prestar assistência técnica para o produtor rural seja qual for sua atividade. Além disso, existe uma grande procura para o ingresso nessa profissão.
Diante disso vou esclarecer algumas dúvidas comuns para jovens que queiram ingressar na Agronomia.
Qual o tempo de formação de um Engenheiro Agrônomo?
O tempo estimado para a conclusão da faculdade de Agronomia em média no Brasil é de 05 anos, podendo ser dividido em 10 semestres letivos durante todo o curso.
Quais as áreas de atuação de um Engenheiro Agrônomo?
O Engenheiro Agrônomo se dedica a trabalhar com o cultivo de alimentos, seja vegetal ou animal e várias outras áreas, existe uma série de matérias que estudamos durante o curso de Agronomia. O Engenheiro Agrônomo pode obter RT (Responsabilidade Técnica) para atuar em áreas como:
- Produção Vegetal
- Topografia
- Mecanização
- Projetos
- Perícias
- Zootecnia
- Silvicultura
- Administração Rural
- ou até mesmo com Pesquisa e Docência.
Como está o mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo ?
Estudos apontam que somente o Brasil é responsável pela alimentação de mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo de forma direta ou indireta. O efeito da globalização e o aumento populacional vai forçar cada vez mais o Brasil a produzir alimentos de qualidade. Além disso, novas fronteiras agrícolas estão sendo desenvolvidas como é o caso do MATOPIBA – regiões onde existem muita oportunidade de trabalho e onde vagas de empregos pipocam todo o dia para esse profissional.
O Brasil é um país continental com várias regiões e sistema de produção diferente, o Engenheiro Agrônomo pode trabalhar em qualquer canto do País.
Dica para quem quer ingressar na Agronomia:
Eu como formando de Agronomia pela UTFPR Campus Dois Vizinhos, posso garantir que o estudo é a principal dica para quem quer ingressar.
- Saber conciliar a graduação e a vida social é muito importante
- Fazer networking
- Estágio durante o período de férias
São algumas das dicas fundamentais que se forem seguidas, o aluno terá um bom aproveitamento.
Mas para se diferenciar no mercado de trabalho após a graduação é necessário o aluno desenvolver algumas habilidades como a comunicação e inteligência emocional, além de ser necessário fazer cursos focados na área que você pretende atuar, etc.
Diante disso, agradeço a oportunidade de contribuir com a Gigante 163 em divulgar o curso de Agronomia. Àqueles que escolherem essa profissão desejo sucesso em sua trajetória e que possa ser um profissional que contribua com o desenvolvimento social e alimentar não somente do Brasil, mas do mundo todo!