HomeEcologiaCOP-27

COP27: Lula diz que pedirá a ONU para Brasil sediar evento em 2025

COP27: Lula diz que pedirá a ONU para Brasil sediar evento em 2025Lula e os governadores em evento que lançou a Carta da Amazônia. Foto: Ricardo Stuckert

COP27: Lula diz que verdadeiro agronegócio é comprometido com meio ambiente
COP27: Como o Brasil tem enfrentado os crimes ambientais
Crise do clima pode derrubar renda no Centro-Oeste em até 25%

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira, 16/11, de seu primeiro evento público na Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito. A convite do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), Lula compareceu ao lançamento da “Carta da Amazônia: uma agenda comum para a transição climática”, no pavilhão do Consórcio da Amazônia Legal.

“O Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo ao qual ele foi submetido durante os últimos quatro anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado, é um país muito grande. O Brasil tem uma cultura extraordinária, é um país mega diverso”, afirmou após a leitura da carta por Barbalho.

A carta é um pedido para “alavancar os meios para promoção do desenvolvimento sustentável da região, particularmente com ênfase na inovação, no reforço da agregação de valor aos produtos florestais e da biodiversidade, por meio da bioeconomia”.

O texto pede ainda uma “nova cooperação entre os Estados da Amazônia legal e o governo federal, orientada pela ciência, pela estabilidade e reforço institucional e impulsionada pela determinação e pela vontade política de ambas as partes”, e a retomado do diálogo com os demais países amazônicos.

Além do governador do Pará, estavam presentes os governadores do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), do Tocantins, Wanderlei Castro (Republicanos), e do Acre, Gladson Cameli (PP), além da governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.

Logo após a leitura da carta, Barbalho pediu a Lula que batalhasse para que a COP de 2025 (COP30) seja no Brasil, especialmente na Amazônia.

“Pode ficar certo que nós vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil, e no Brasil, que seja feita na Amazônia”, afirmou Lula.

Lotação máxima

Com capacidade para 30 pessoas, o miniauditório do Hub da Amazônia Legal — o espaço que os nove estados da região dividem pela primeira vez na zona diplomática da COP — foi pequeno  já estava lotado mais de uma hora antes da fala do presidente eleito. A sala, contudo, foi esvaziada por motivos de segurança antes da chegada de Lula, causando uma aglomeração do lado de fora.

A procura foi tamanha que o Brazil Climate Hub, espaço da sociedade civil tem poucos metros dali, transmitiu o evento.

Leia a carta na íntegra Carta da Amazônia – COP27.