HomeProdutividadePecuária

Pioneiro, programa beneficia 360 propriedades em Mato Grosso

Pioneiro, programa beneficia 360 propriedades em Mato GrossoProdução Sustentável de Bezerros promete expansão em 2023. Foto: Acrimat

MT segue como principal polo brasileiro de produção agropecuária
Primeira etapa de vacinação contra brucelose termina em 30 de junho
Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º

Com a implementação de assistência técnica pecuária e ambiental, o Programa de Produção Sustentável de Bezerros busca melhorar os resultados do segmento de cria nos aspectos econômicos, ambientais e sociais. A iniciativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) atua nos municípios de Gaúcha do Norte, Paranatinga,  Ribeirão Cascalheira e Poxoréu, que compõem a região do Vale do Araguaia, além de Cáceres, na região do Pantanal. Ao todo, 360 propriedades foram atendidas.

Em dezembro de 2022, o programa passou por uma avaliação, considerando tudo o que foi executado desde 2019, ano de sua implementação, e os resultados são positivos, segundo o coordenador, Amado de Oliveira.

“Nós conseguimos implementar assistência técnica e ambiental, dentre outras atividades, em 360 propriedades, majoritariamente de pequeno e médio portes. Nessas propriedades nós implementamos 906 ações de assistência técnica produtiva com consultores de elevada experiência e capacidade técnica, levando informações para o produtor intensificar a produção de bezerros, com sustentabilidade”, explica.

Na área ambiental foram 406 assistências técnicas, além das análises de solo, como um primeiro passo para a formação, reforma ou recuperação das pastagens, uma vez que o procedimento permite identificar a melhor forma de corrigir as deficiências nutricionais encontradas em cada tipo de solo.

“Fizemos 700 análises de solo nas propriedades onde atuamos, no Araguaia e no Pantanal. Além disso, também criamos 73 grupos operacionais, que são reuniões nas quais a gente busca levar informações técnicas científicas para o produtor”, afirma o coordenador.

Oliveira avalia que o programa pioneiro contribuiu durante um período desafiador, inclusive, para aumentar a qualidade da carne bovina produzida em Mato Grosso. Ele comemora a volta das atividades no próximo mês.

“Nós retornaremos com esse programa buscando ampliar para novos municípios”, conclui. Além da implementação da Acrimat, financiam a iniciativa:  Fundação Carrefour, IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável) e Cargil-Nutron.

Fonte: Acrimat