HomeEconomia

Energia solar já é a segunda maior fonte energética do país

Energia solar já é a segunda maior fonte energética do paísSetor solar chegará a 1 milhão de empregos até o final de 2023. Foto: Empaer

Cresce investimento em sistemas de geração de energia solar
Brasil é 4º país que mais cresceu em energia solar em 2021
Energia solar pode ajudar agro a conter prejuízos causados por extremos climáticos

Com 23,9 gigawatts (GW) de potência instalada, a fonte solar ultrapassou a eólica e é hoje a segunda maior matriz de energia no Brasil. A primeira é a hídrica. As informações são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

De acordo com mapeamento da entidade, os 23,9 gigawatts (GW) incluem a somatória das grandes usinas e dos pequenos e médios sistemas de geração própria em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Segundo a associação, desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 120,8 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 705 mil empregos e proporcionou R$ 38 bilhões em arrecadação para os cofres públicos. Com isso, também evitou a emissão de 33,3 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Para o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, o avanço da fonte solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil.

“A tecnologia ajuda a diversificar a matriz elétrica do País, aumentar a segurança de suprimento, reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e proteger a população contra mais aumentos na conta de luz. O crescimento da fonte solar fortalece também a sustentabilidade, a transição energética e a competitividade dos setores produtivos”, afirma.

As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis ou a energia elétrica importada de países vizinhos. Graças a sua versatilidade e agilidade, uma grande usina fotovoltaica fica operacional em menos de 18 meses. Já para um telhado ou um pequeno terreno, bastam apenas 24 horas para torná-los fonte de geração de eletricidade a partir do Sol.

“Até o final de 2023, o setor solar chegará a 1 milhão de empregos acumulados no País desde 2012, mas poderia ser muito mais, segundo nossas projeções. O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta, entretanto ainda faltam boas políticas públicas para podermos almejar a liderança solar em âmbito mundial”, conclui Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da Absolar.

Potencial

O Gigante 163 já mostrou que o Mato Grosso tem grande potencial para ser um produtor de energia solar por sua ótima localização geográfica.  E em nosso Estado já tem muita gente aderindo a essa fonte de energia limpa. Quer saber por onde começar? Siga esses nove passos.

Fonte: Absolar

LEIA MAIS:

Propriedade rural instala energia solar para economizar 80% em conta de luz

ALMT veta em definitivo cobrança de ICMS sobre energia solar

Produtores falam dos benefícios de ter energia solar em suas fazendas