Tanto a pesca amadora quanto a profissional estão liberadas a partir de sexta-feira, 3/2, nos trechos estaduais dos rios que pertencem às Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins, em Mato Grosso. O período defeso da piracema no Estado começou em outubro do ano passado, um mês antes do resto do País. Por isso, a pesca continua proibida em 17 rios que fazem divisa com outros estados até o dia 28/2 seguindo o calendário nacional.
Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, onde uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul; o rio Araguaia, que faz divisa com Goiás; e um trecho do rio Teles Pires, que faz divisa com o Pará, na bacia Amazônica. Acesse aqui a lista completa.
Os quase quatro meses de proibição da pesca são uma forma de garantir a proteção do período reprodutivo dos peixes das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia. Na sexta-feira, 3/2, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) devem divulgar um balanço das apreensões e multas por pesca ilegal aplicadas durante o defeso da piracema.
Fonte: Governo de MT