HomeEcologia

MT debate soluções sustentáveis para famílias que vivem do garimpo

MT debate soluções sustentáveis para famílias que vivem do garimpoProjeto orienta famílias de MT desde 2021. Foto: Sema/MT

Brasil responderá por 25% das exportações de carne de boi em 2023
Agro tem 5 anos para reduzir emissões e garantir produtividade, diz cientista
Bacias Tapajós e Teles pires são ameaçadas por garimpo

Entre os dias 22 e 24 de março,  o Governo de Mato Grosso participa do 1º Encontro Garimpo Sustentável (EGASUS), realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O objetivo é discutir  soluções sustentáveis para as famílias em situação de vulnerabilidade que vivem nas zonas de garimpo.

O evento vai reunir especialistas, representantes do Estado, do garimpo e do terceiro setor. Entre os palestrantes estão a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o superintendente de Ordenamento Mineral e Disponibilidade de Áreas da Agência Nacional de Mineração (ANM), Caio Mário Trivellato Seabra Filho, o presidente da Federação das Cooperativas de Mineração do Estado (Fecomin), Gilson Camboin, o presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e coordenador do curso de Engenharia de Minas da UFMT, Caiubi Kuhn, e o doutor em Geociências e geólogo da Companhia Mato-grossense de Mineração, Antonio João Paes de Barros, além  do professor e filósofo Leandro Karnal.

Garimpo Sustentável

O 1º Encontro Garimpo Sustentável é realizado pelo projeto Garimpo Sustentável, que é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedec), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e da Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato).

O projeto acompanha desde dezembro de 2021 as famílias que moram nas zonas garimpeiras no Estado, buscando soluções responsáveis, social e economicamente sustentáveis para as pessoas e a atividade. A principal meta do projeto é a regularização das atividades da pequena e média mineração, e de cooperativas do setor mineral, e consequentemente a melhora na qualidade de vida das pessoas que vivem nessas regiões.

O Garimpo Sustentável também tem o apoio das Cooperativas de Garimpeiros, Comunidades Garimpeiras Tradicionais e a Câmara de Vereadores e Prefeituras dos municípios de Guiratinga, Tesouro, Poxoréu, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nossa Senhora do Livramento, Alto Paraguai, Nova Bandeirantes e Juína.

Fonte: Governo de MT