HomeAgricultura

Aberta consulta sobre regulamentação do autocontrole agropecuário

Aberta consulta sobre regulamentação do autocontrole agropecuárioLei do Autocontrole mobiliza o setor agropecuário. Foto: Pexels

Clima traz prejuízos ao produtor rural
Abertura de pastagem causa 90% do desmate na Amazônia
VBP Agropecuária de 2022 deve recuar em relação a 2021 em função da seca

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) convida órgãos, entidades ou pessoas interessadas para participar da Tomada Pública de Subsídios  (TPS) sobre a proposta de regulamentação da Lei n° 14.515/2022, que dispõe sobre os programas de autocontrole dos agentes privados regulados pela defesa agropecuária e sobre a organização e os procedimentos aplicados pela defesa agropecuária aos agentes das cadeias produtivas do setor agropecuário.

A lei estabelece a obrigatoriedade da elaboração, implementação e monitoramento dos sistemas de autocontrole nos processos produtivos em todos os setores regulados pela defesa agropecuária. A ideia é aperfeiçoar a atuação da defesa agropecuária, incorporando as informações geradas nos programas de autocontrole de responsabilidade dos agentes regulados, produtores agropecuários e indústria.

“Os programas de autocontrole são parte indissociável do processo produtivo e de responsabilidade dos agentes econômicos. A sinergia dessas informações com aquelas geradas no âmbito do controle oficial proporcionam um aperfeiçoamento da fiscalização que, ao final, resultará em maior segurança jurídica, aprimoramento da qualidade dos produtos agropecuários e redução de gastos públicos. A TPS é uma forma de sondar a sociedade quanto à implementação dos dispositivos da lei, que também abarcam aspectos de organização e funcionamento do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – Suasa”, destaca Márcio Rezende, secretário-adjunto de Defesa Agropecuária.

A consulta ficará disponível por 45 dias. O questionário para participação encontra-se no sistema SISMAN da Secretaria de Defesa Agropecuária. Para ter acesso ao SISMAN, o usuário deverá efetuar cadastro prévio no Sistema de Solicitação de Acesso – SOLICITA aqui.

Fonte: Mapa

LEIA MAIS:

Senado aprova projeto que permite fiscalização privada do agronegócio