HomeEconomia

Crédito privado como opção de financiamento rural em discussão

Crédito privado como opção de financiamento rural em discussãoModernização do crédito e instrumentos de gestão de risco em pauta. Foto: Mapa

Multifazenda sustentável transforma todas as fases de produção em lucro
Impactos do clima na agricultura reforçam necessidade de expansão do seguro rural, diz Abramilho
País tem 31 fundos de investimentos com valores que atingem R$ 7,5 bi

Foi lançada na quarta-feira, 26/4, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a Câmara Temática de Modernização do Crédito e Instrumentos de Gestão de Risco do Agronegócio. O objetivo é promover discussões sobre crédito privado para diversificar as fontes de financiamento, estimular a competitividade e diminuir custos para o produtor.

Composto por representantes de 46 órgãos e entidades, o novo fórum é o resultado da modernização da antiga Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio, que estava voltada para mecanismos públicos de crédito agrícola. Esse trabalho será continuado como um Grupo Técnico da nova Câmara. A Portaria Nº 579, que institui a Câmara Temática, foi publicada no Diário Oficial da União.

Para o ministro Carlos Fávaro, a Câmara irá desenvolver modelos de financiamento para irrigar o mercado e fazer a agropecuária crescer ainda mais.

“Essa Câmara Setorial cumpre o papel de pensar novas formas de financiamento para que a agropecuária cumpra o grande papel de gerar oportunidades, empregos e renda para o povo brasileiro”, disse.

O presidente da Câmara é Thiago Rocha, representante da Associação Brasileira de Fintechs (Abfintechs). Segundo ele, o objetivo do novo fórum é ampliar a discussão sobre o crédito rural para o mercado privado.

“O crédito privado acabou se tornando muito relevante na cesta de financiamento, então a gente tem que olhar o que podemos melhorar no ambiente de negócio para que os privados consigam dar o seu melhor e ajudar a agropecuária a continuar crescendo. O crédito oficial continua sendo parte da Câmara, mas com um viés de modernização”, explicou.

As Câmara Setoriais e Temáticas são grupos para discutir os principais temas do setor, com a participação de entidades governamentais, empresariais e da sociedade civil. A Coordenação-Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, conta atualmente, no âmbito do Conselho Nacional de Política Agrícola, com 37 câmaras em funcionamento (31 setoriais e 6 temática).

Segundo o ministro, as Câmaras serão fortalecidas na sua gestão.

“As Câmaras são um instrumento maravilhoso, onde a sociedade civil, através das entidades de classe, doam um período do seu tempo para colaborar com a elaboração e modernização das políticas públicas”, finalizou Fávaro.

Fonte: Mapa