O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira, 5/5, em Londres. O premiê anunciou que o Reino Unido será o quarto país a contribuir para o Fundo Amazônia. De acordo com informações da Globonews publicadas pelo portal G1, Sunak falou em doar R$ 500 milhões para o fundo.
Segundo o Itamaraty, o encontro bilateral é uma oportunidade para reforçar a relação entre os países que mantêm uma série de parcerias e mecanismos multilaterais em diversos setores, como transição energética, saúde, defesa e preservação ambiental.
O presidente Lula foi convidado para participar da coroação do Rei Charles III do Reino Unido, que será realizada no sábado, 6/5, na Abadia de Westminster.
O Fundo Amazônia
Criado há 15 anos e gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo Amazônia tem o objetivo de captar doações para ações de preservação, monitoramento e combate ao devastamento, além da conservação e do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.
Desde que assumiu mandato em 2023, Lula reativou o fundo, que foi paralisado na gestão Jair Bolsonaro, e países anunciaram a retomada de investimentos. Em fevereiro, o governo dos Estados Unidos anunciou a intenção de fazer aportes ao Fundo Amazônia.