HomeEconomia

CMN aprova retorno de financiamento para correção do solo

CMN aprova retorno de financiamento para correção do soloProdutor rural terá mais alternativas para crédito. Foto: Wikimedia Commons

Projeto que muda garantias de empréstimos traz risco ao agro, diz CNA
Mapa criará plataforma para relato de problemas de acesso ao crédito
Contratação do crédito rural no Plano Safra 2021/22 tem alta de 36%

O Banco Central do Brasil publicou na segunda-feira, 22/5, a Resolução Nº 5.074 do Conselho Monetário Nacional (CMN) que ajusta as normas no Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais (Moderagro).

O CMN, com vistas a manter níveis adequados de produtividade e qualidade do solo com efeitos positivos sobre o meio ambiente, voltou a permitir o financiamento da aquisição, transporte, aplicação e incorporação de corretivos agrícolas (calcário e outros) e de remineralizadores no âmbito do Programa Moderagro.

Desde o ano agrícola 2021/2022, essa finalidade era financiada apenas no Programa para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Programa ABC+). Com a alteração, o produtor rural terá mais alternativas para atender às suas necessidades de crédito, podendo obter recursos com agilidade para financiar a recuperação de solos no tempo oportuno.

Funcafé

Outra resolução do CMN publicada hoje definiu o montante de R$ 6,375 bilhões dos recursos consignados no Orçamento Geral da União (OGU) para financiamentos ao amparo do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

Fonte: Mapa