De acordo com o período de vazio sanitário estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que foi divulgado em abril deste ano, no próximo dia 15/6, quinta-feira, inicia-se o vazio sanitário da soja no Mato Grosso. Com isso, durante 90 dias, no mínimo, não é possível plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O intervalo acaba em 15/9.
Nos outros estados do Centro-Oeste, o período de vazio sanitário da soja serão: de 15/6 a 15/9 para o Mato Grosso do Sul, de 27/6 a 24/9 para Goiás, de 1/7 a 30/9 para Tocantis e 1/7 a 30/9 para o Distrito Federal.
Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.
A Ferrugem Asiática é considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.
Fonte: Mapa
LEIA MAIS:
Genoma do fungo da ferrugem asiática pode ajudar no controle