HomeAgricultura

Projeto Sinop Orgânico oferece capacitação técnica e estratégica

Projeto Sinop Orgânico oferece capacitação técnica e estratégicaProjeto da Empaer tem foco na sustentabilidade. Foto: Empaer

Incluir pequeno produtor é base de sistema alimentar resiliente, diz ONU
Mapa e MDA definem estratégias para fortalecimento do setor
COP27: Pequenos agricultores alertam sobre “segurança alimentar global em risco”

Coordenado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o Projeto Sinop Orgânico dá oportunidade a agricultores familiares do município de Sinop, a 500 km de Cuiabá, de realizar treinamentos e planejamentos técnicos participativos. Na prática, as propriedades que fazem parte da iniciativa estão iniciando a conversão orgânica.

O agricultor Paulo Mendes de Oliveira Filho, das Chácaras Talismã, definiu a oportunidade como fundamental para entender como funciona a produção de orgânicos.

“Fazia tudo errado e não entendia o motivo. É preciso seguir as orientações e obedecer à quantidade adequada. Tenho horta e alguns pés de frutas como açaí, cupuaçu, cacau e pequi, além de ter plantado recentemente várias espécies de citrus. Achava que era só jogar os restos de casca e a mágica acontecia”, disse.

Aline Kraeski, orientadora pedagógica na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, afirmou que projeto Sinop Orgânico vem proporcionando suporte para o desenvolvimento agrícola na região, iniciativa que é de vital importância aos pequenos agricultores, que tanto carecem de assistência e incentivos.

Atividades

Os produtores estão sendo orientados pelo engenheiro agrônomo da Empaer e coordenador da iniciativa, Rogério Leschewitz, que norteia as metodologias produtivas já consolidadas quanto à conversão da produção do sistema convencional para o sistema produtivo orgânico.

Ao final de cada palestra, acontece a realização de oficinas técnicas de planejamento participativo com os representantes das propriedades, ao total de cinco atividades. Na oportunidade, foram elencadas as áreas de atuação do projeto nas unidades produtivas e as ações a serem desenvolvidas durante sua execução, para a conversão e consolidação da produção orgânica a médio e longo prazo.

Rogério explica que esta é a segunda rodada de palestras e oficinas nos núcleos de treinamento, e tem uma importante finalidade quanto ao processo de treinamento continuado, pois foi apresentado aos produtores, como realizar a conversão para o sistema orgânico de forma natural e efetiva.

De acordo com ele, cada propriedade teve treinamento e autonomia de iniciar o planejamento da sua propriedade, como a escolha da área e as ações necessárias para iniciar a conversão.

“Cada ação elencada pelos produtores, servirá de base para o acompanhamento técnico que será realizado diretamente em cada unidade produtiva, e servirá como um objetivo a ser alcançado”, explicou.

O projeto

A Empaer desenvolve o Projeto Sinop Orgânico, responsável por capacitar 50 unidades produtivas do planejamento da produção a comercialização de alimentos orgânicos, desde julho de 2022. Após realização da seleção das propriedades e cadastramento das mesmas, deu-se início ao processo de capacitação continuada em produção orgânica, através da transição agroecológica das propriedades.

Fonte: Empaer