Ao passo em que a escalada dos ataques russos contra a Ucrânia dispararam as cotações de soja, milho e trigo em Chicago, no mercado interno brasileiro quase nada mudou. No Sul, onde a oferta é menor e a infraestrutura logística melhor, houve uma pequena variação, enquanto no Centro-Oeste, onde está concentrada quase metade da produção nacional, nenhum acréscimo foi registrado.
De acordo com publicação do Globo Rural, em Mato Grosso, onde é esperada uma produção de 99,3 milhões de toneladas, sendo 49,8 milhões só de milho, a guerra teve pouco efeito nos preços e a comercialização, que até o início deste mês encontrava-se 10,1 pontos percentuais abaixo do registrado no ano passado, com 63,6% da safra vendida.
“Na verdade, na ponta não mudou muito os preços, ainda estamos falando em milho em torno de R$ 30 a R$ 32 reais a saca e acredito que o produtor, de maneira geral, vai continuar esperando. É a nossa estratégia: guardar dentro dos silos o que a gente consegue até dezembro, que é quando precisaria do espaço pra começar a colheita da soja”, observa o produtor de Lucas do Rio Verde, Tiago Cinpak.
Problema de infraestrutura
Com capacidade para armazenar apenas metade da sua produção, Mato Grosso vive uma crise logística agravada este ano pelo atraso na comercialização. Com preços abaixo do custo de produção, a safra tem se acumulado não só armazéns, mas também em caminhões, silos-bag e até mesmo no chão, exposto a céu aberto.
“Como acontece historicamente, os preços do milho em Mato Grosso estão sofrendo uma forte pressão do mercado interno, devido ao aumento de milho disponível com a entrada da colheita no estado. Com isso, muitas vezes o preço interno acaba não acompanhando o movimento da bolsa de Chicago”, explica Vanessa Gasch, coordenadora de Desenvolvimento Regional do Imea.
LEIA MAIS:
Fim de acordo entre Rússia e Ucrânia deve elevar preço de fertilizantes, milho e trigo
Rússia estenderá cotas de exportação de fertilizantes
Rússia cita ‘sabotagem’ e recomenda suspensão de embarques de adubos
Preço do petróleo atinge novas máximas com guerra entre Ucrânia e Rússia
Entenda como conflito entre Rússia e Ucrânia afeta o mercado de grãos
Preços de fertilizantes sobem no País com crise entre Rússia e Ucrânia