HomeEcologia

Fazendeiro é preso por explorar áreas desmatadas em Itiquira

Fazendeiro é preso por explorar áreas desmatadas em ItiquiraFazendeiro foi notificado e descumpriu pedido da Justiça. Foto: MPMT

Polícia prende e aplica multa de R$ 588 mil por desmatamento ilegal
Para ex-presidente da SRB, meta desmate zero devia ser para 2025
Desmatamento cresce em MT e estado deve ser cobrado na COP-28

Um fazendeiro foi preso em Rondonópolis, a 217 km de Cuiabá, na quinta-feira, 27/7. Ele é acusado por cometer crimes ambientais contra a flora no município de Itiquira. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça do Estado, que acatou um pedido Ministério Público de Mato Grosso.

A ação penal foi iniciada devido à prática de supressão de vegetação nativa do Cerrado sem autorização ou licença do órgão ambiental em duas ocasiões na Fazenda Queda D’Água. Além disso, ele também foi acusado de impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas e outras formas de vegetação, bem como de descumprir embargos relacionados a obrigações de relevante interesse ambiental.

O promotor de Justiça de Itiquira, Claudio Angelo Correa Gonzaga, solicitou a aplicação de uma medida cautelar para suspender as atividades econômicas do fazendeiro na área de crime ambiental. Esse pedido foi concedido pela Justiça e o ele foi notificado das medidas. No entanto, a Polícia Militar de Proteção Ambiental constatou o descumprimento dessa medida, encontrando gado e pastagens bem formadas no local. Diante disso, o Ministério Público de Mato Grosso solicitou a prisão preventiva.

“Não há qualquer abertura para se questionar o óbvio: houve o descumprimento da medida cautelar diversa da prisão. E de nada adianta a imposição de determinadas medidas cautelares se a elas não se emprestar força coercitiva”, destacou a juíza Fernanda Mayumi Kobayashi ao decretar a prisão do réu.

Fonte: Ministério Público do Estado de Mato Grosso