HomeEcologia

Desmate prejudica alimentação de peixe que ajuda no reflorestamento

Desmate prejudica alimentação de peixe que ajuda no reflorestamentoMatrinxã é conhecido pelo seu papel importante para o meio ambiente. Foto: Wikipedia

Alta na temperatura deve derrubar rendimento dos grãos no Cerrado, diz estudo
Seca e incêndios criam um cenário de ‘apocalipse’ no Pantanal
Proibição da venda de produtos à base de carbendazim começa a valer

Há uma década pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estudam como o matrinxã ajuda no reflorestamento de áreas devastadas. Na época de cheia, o peixe espalha pelos rios, por meio das fezes, sementes que vão brotar quando as águas baixarem. As informações são do Jornal Hoje.

A ação humana, no entanto, vem prejudicado a alimentação do matrinxã, que é chamado de “peixe jardineiro” em Mato Grosso. De acordo com pesquisadores, o desmatamento e a presença de usinas hidrelétricas na região norte do Estado estão destruindo a mata ciliar da Bacia do Tapajós. Só existem troncos secos, sem árvores frutíferas para alimentar os peixes.

“Quando tinha muita mata ciliar, tinha muito fruto, ele se alimentava mais. Com a formação do reservatório da usina e alteração da paisagem da vegetação nativa, não sobrou mais muita coisa para o peixe matrinxã e para os outros também”, destacou Liliane Stedile de Matos, doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.