HomeEcologia

Desmate prejudica alimentação de peixe que ajuda no reflorestamento

Desmate prejudica alimentação de peixe que ajuda no reflorestamentoMatrinxã é conhecido pelo seu papel importante para o meio ambiente. Foto: Wikipedia

Irrigação cresce 14% e ameaça futuro da produção agrícola
Boas práticas no agro são aliadas no enfrentamento da crise do clima
Força Nacional vai apoiar bombeiros na fiscalização ambiental em MT

Há uma década pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estudam como o matrinxã ajuda no reflorestamento de áreas devastadas. Na época de cheia, o peixe espalha pelos rios, por meio das fezes, sementes que vão brotar quando as águas baixarem. As informações são do Jornal Hoje.

A ação humana, no entanto, vem prejudicado a alimentação do matrinxã, que é chamado de “peixe jardineiro” em Mato Grosso. De acordo com pesquisadores, o desmatamento e a presença de usinas hidrelétricas na região norte do Estado estão destruindo a mata ciliar da Bacia do Tapajós. Só existem troncos secos, sem árvores frutíferas para alimentar os peixes.

“Quando tinha muita mata ciliar, tinha muito fruto, ele se alimentava mais. Com a formação do reservatório da usina e alteração da paisagem da vegetação nativa, não sobrou mais muita coisa para o peixe matrinxã e para os outros também”, destacou Liliane Stedile de Matos, doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.