HomeEcologia

Cáceres, em MT, decreta situação de emergência hídrica

Cáceres, em MT, decreta situação de emergência hídricaMunicípio sofre com baixa do Rio Paraguai. Foto: Ronivon Barros/ Prefeitura de Cáceres

Algodão brasileiro está de olho no mercado do Irã
Agro já perdeu R$ 6,6 bilhões neste ano por extremos climáticos
Seca extrema faz plantas crescerem 33% menos no Cerrado, diz estudo

O município de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, decretou situação de emergência hídrica por causa da baixa do Rio Paraguai, que registrou nível de 75 centímetros. As informações são do G1.

Ao site, prefeita Eliene Liberato disse que está tomando as ações necessárias para evitar que a população mais vulnerável seja impactada pela escassez do recurso.

“Estamos trabalhando sério para não deixarmos a população sem esse bem tão necessário para a saúde que é a água. Decretamos medidas importantes para tomarmos os devidos cuidados para que toda a população seja servida com água potável em quantidade suficiente para superarmos essa crise, principalmente para a população mais vulnerável”, explicou.

A prefeitura determinou a proibição da troca de água de piscinas, lavagem de fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, utilização de lava jatos de uso doméstico até que se reestabeleça a normalidade de abastecimento de água.

Sobre o Rio

O Rio Paraguai nasce na Chapada dos Parecis e percorre o limite entre os biomas da Amazônia e do Cerrado, adentrando o Pantanal, na região de Cáceres, por onde segue até deixar o Brasil para o Paraguai.

Desde a cabeceira, ele drena para as regiões de depressão da planície do Pantanal, sendo o principal canal de escoamento da Bacia do Alto Paraguai (BAP).  O rio tem uma extensão total de 2.621 km, dos quais 1.693 km se dão na RH-Paraguai, desde sua nascente até a foz do Rio Apa.