HomeEcologia

Incêndio que destruiu 500 hectares é controlado em Bonito (MS)

Incêndio que destruiu 500 hectares é controlado em Bonito (MS)Foram 4 dias de atuação em região de difícil acesso. Foto: CBM-MS

Incêndio na região do Manso ameaça Chapada dos Guimarães
Área queimada no Pantanal neste ano já é 54% maior que em 2020
Bombeiros de MS atuam em parceria com a Nasa

Depois de quatro dias, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul conseguiu controlar o incêndio florestal na área conhecida como “Banhado” em Bonito. O trabalho teve início na segunda-feira, 18/9, e no fim da tarde de quinta-feira, 21/9, as chamas cessaram. De acordo com informações do G1, 500 hectares de vegetação nativa foram destruídos.

O trabalho dos bombeiros no município foi realizado por terra, água e ar, com apoio da Polícia Militar Ambiental, em quatro frentes. Seis caminhonetes com equipamentos específicos que auxiliam o combate, uma viatura tipo tanque com capacidade de 7 mil litros d’água e duas aeronaves, foram empregadas na região. Barcos de apoio com militares atuando dentro do rio também foram usados para que pudessem afunilar a área em chamas e iniciar o combate aéreo.

Causa possível

De acordo com apuração da Folha de S. Paulo, a queda de um raio pode ter sido a causa do incêndio. O jornal também informou que as equipes que atuaram em Bonito vão se manter no local, em revezamento, para evitar as chamadas reignições, que são o retorno do fogo por causa de brasas e focos não encontrados no rescaldo.

Apesar de o incêndio ter destruído vegetação nativa, os brigadistas não encontraram animais mortos. Também não houve registro de prejuízo às chácaras, já que o fogo foi detectado na margem oposta onde ficam os deques das propriedades na área.

Bonito fica em região de contato entre a Mata Atlântica e sudoeste do Cerrado.