O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS) atua na contenção e extinção de três incêndios florestais no Pantanal. O de maior extensão ocorre na região do Rio Negro, onde aproximadamente 400 hectares já foram afetados, e o combate às chamas está em andamento há quatro dias. Os outros acontecem nas regiões de Paiaguás e Corumbá.
Desde o alerta emitido em 17 de julho deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar já enfrentou sete grandes incêndios florestais no Estado, sendo seis deles em diversas partes do Pantanal e um em Bonito, que foi extinto na sexta-feira, 22/9, após cinco dias de trabalho.
As condições atmosféricas estão desfavoráveis, com baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e ventos fortes. Devido a essa situação crítica, a equipe de bombeiros está recebendo reforços desde terça-feira, 26/9, com o auxílio de uma aeronave do tipo “air tractor”, que tem a capacidade de transportar até três mil litros de água. Essa aeronave é fundamental para o combate aos incêndios em áreas de difícil acesso.
“O gerenciamento de toda operação é feito pelo Sistema de Comando de Incidentes, no Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros. O monitoramento diário é realizado com imagens de satélite, acompanhando o aparecimento e evolução dos focos de calor em todo o Estado”, disse a tenente-coronel Tatiane Inoue, que é chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental).
Fonte: Governo de MS