HomeEcologia

Incêndios florestais se espalham pelo Centro-Oeste

Incêndios florestais se espalham pelo Centro-OesteO incêndio em Bonito (MS) durou cinco dias. Foto: CPA/CBMMS

Desmate causou prejuízo de R$ 5,8 bi em soja e milho na Amazônia
Governo federal anuncia a criação do IPCC da Amazônia
Semana do Meio Ambiente em Rondonópolis tem doação de mudas

Equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso conseguiram controlar no fim da tarde de segunda-feira, 2/10, um incêndio que se estendeu por mais de 4 km de uma área de vegetação e se aproximou da caverna de arenito Aroe Jari, localizada em Chapada dos Guimarães. O fogo começou a se alastrar no domingo, 1/10, de acordo com o G1.

O incêndio começou em um cânion com vegetação densa, num local de difícil acesso, segundo o Corpo de Bombeiros. Estiveram envolvidos no combate às chamas a Defesa Civil e a Sala de Situação Central, em Cuiabá, que faz o monitoramento da área com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.

Fogo em Paiaguás

No Mato Grosso do Sul, os bombeiros  atuam desde o domingo, 1/10, no controle e extinção de mais um incêndio florestal,na região do Paiaguás, no Pantanal. No sábado, 30/9, o foco do incêndio foi identificado em uma propriedade rural. Devido à falta de estradas de acesso, foi considerada inviável a chegada das equipes terrestres para combater as chamas. Por isso o Grupamento de Operações Aéreas do CBMMS foi acionado, segundo o governo do estado.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo do Estado, em pouco mais de dois meses em alerta – período que teve início em 17 de julho –, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou em sete grandes incêndios florestais no Mato Grosso do Sul, seis deles em diferentes regiões do Pantanal e um em Bonito, que foi extinto após cinco dias de combate.