HomeEcologia

Período de proibição de pesca em Mato Grosso do Sul já começou

Período de proibição de pesca em Mato Grosso do Sul já começouProibição vai até o dia 28 de fevereiro de 2024. Foto: Semadesc/MS

Período de piracema em MT começa em 3 de outubro
Lei que proíbe construção de hidrelétrica no rio Cuiabá segue ameaçada
Mesmo com fim da piracema, 17 rios de MT seguem com pesca proibida

Já está em vigor em Mato Grosso do Sul o período de defeso da Piracema – quando as espécies de peixes se reproduzem. Ou seja, fica proibida qualquer tipo de pesca nos rios que cortam o estado. A medida vai até o dia 28 de fevereiro de 2024.

Com o início da Piracema fica proibido, portanto, todo tipo de pesca no Estado, desde a modalidade Pesque e Solte, a pesca amadora e também a profissional.

Apenas é tolerada a pesca de subsistência exercida por famílias ribeirinhas que dependam do peixe para sua sobrevivência, ainda assim só podem retirar do rio o suficiente para se alimentar, não sendo permitido estocar. Da mesma forma fica proibido o transporte de peixe a partir da zero hora do dia 5 de novembro.

Os estabelecimentos comerciais e também os pescadores profissionais que possuam estoque de peixe nativo devem preencher o formulário próprio disponível no site do Imasul e fazer a Declaração de Estoque até o dia 7 de novembro.

Após essa data, estoque que não for declarado estará suscetível de apreensão. A PMA e o Imasul desenvolverão campanha de fiscalização ao longo do mês de novembro com esse objetivo.