HomeProdutividade

Como combater a cigarrinha do milho

Como combater a cigarrinha do milho

Agravada por crise climática, cigarrinha do milho pode ser controlada por fungo
Clima exige controle extra para evitar prejuízos causados pela cigarrinha do milho
Produtores temem infestação de cigarrinha diante alta incidência de milho tiguera

Atire a primeira espiga quem consegue viver sem o milho. A produção deste cereal no Brasil coloca o país no ranking dos maiores exportadores do mundo, em que pese a possibilidade de quebra de safra para este ano em razão dos problemas da estiagem prolongada.

Além da atual escassez de chuva e temperaturas mais elevadas, outro fator que tira o sono do produtor de milho no Brasil é a ocorrência da praga chamada cigarrinha do milho. Quando detectada, ela põe tudo a perder, independente do tamanho da lavoura.

Aqueles que adotam o sistema agroflorestal, com combinação de outros cultivos (perenes, semi-perenes e elementos de ciclo curto), talvez respirem mais aliviados por não verem todo seu sustento ir por água abaixo quando visitados pela praga. O importante é sua detecção precoce para evitar sua proliferação.

Quem é ela

A cigarrinha D. maidis é um inseto de cor branco-palha, podendo apresentar-se levemente acinzentada, com cerca de 0,5 cm, que se alimenta da seiva da planta de milho.

Seu ciclo de vida, de ovo a adulto, é em torno de 45 dias. Sob condições favoráveis de temperatura, 26 e 32º C, o ciclo pode ser completado em 24 dias. Na fase adulta as fêmeas podem depositar cerca de 14 ovos/dia, totalizando em média, 611 ovos durante seu ciclo. Assim, considerando o ciclo do milho em torno de 180 dias, as populações podem aumentar devido às várias gerações de cigarrinhas nesse período. Isto permite que cigarrinhas de lavouras mais velhas migrem para lavouras mais novas.

O inseto provoca o enfezamento do milho ao contaminá-lo de microorganismos chamados molicutes. Os sintomas foliares dos enfezamentos são descoloração das folhas e, em seguida, secamento ou avermelhamento, especialmente nas folhas superiores da planta, sendo essa coloração variável para diferentes cultivares de milho.

Vídeos

Confira abaixo as recomendações da pesquisadora Simone Martins Mendes, da Embrapa, sobre a praga da cigarrinha do milho:

A estiagem mais severa deste ano dificulta ainda mais o combate à cigarrinha do milho?

Plantar milho perto de lavoura antiga é prato cheio para a cigarrinha?

 

Qual a diferença de uso de produtos químicos e biológicos no combate à cigarrinha do milho?

 

Como andam as pesquisas de milhos híbridos mais resistentes à cigarrinha?

 

Resumindo, como combater a cigarrinha do milho?