HomeEconomiaProdutividade

Safra de soja deve ser 7,12% menor em 2023/24, aponta Esalq

Safra de soja deve ser 7,12% menor em 2023/24, aponta EsalqSistema TempoCampo também projetou perdas por estados. Foto: CNA

MT tem maior número de focos de queimada em março
El Niño ameaça produção agrícola no Centro Oeste, diz jornal inglês
Seca histórica ameaça fornecimento de commodities brasileiras

Por André Garcia

Acompanhando outras projeções de quebra para a safra de soja 2023/2024, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), apontou que o Brasil deve colher 147 milhões de toneladas neste ciclo. O número, divulgado nesta quinta-feira, 24/1, é 7,12% menor do que o registrado na safra 2022/23.

O sistema TEMPOCAMPO, desenvolvido pela instituição, indica que as maiores quedas estão nos estados de São Paulo (-23.42%), Paraná (-18,74%) Mato Grosso (-16.36%) e Mato Grosso do Sul (-10.59%). O Rio Grande do Sul é o inverso dessa balança, com projeção de aumento superior a 51% na safra deste ano.

A instituição também reforça que a instabilidade climática é o principal motivo para o clima tenso entre os produtores, que já começam a lidar com os efeitos dessa crise. Foi o que destacou o professor Fábio Marin, coordenador do sistema.

“Apesar do início de safra bastante difícil no Centro-Oeste, as chuvas chegaram em dezembro e contribuíram para a reversão do quadro especialmente nas lavouras mais tardias. No Paraná o quadro foi o inverso, com início bastante animador em termos climáticos, mas com reversão entre o final de dezembro e início de janeiro.”

Queda nos preços

Diante da combinação entre mudança climática e El Niño, o produtor de soja no Brasil viu o preço da oleaginosa recuar para o menor patamar nominal desde agosto de 2020, segundo dados divulgados na sexta-feira, 19/1, são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Na data, os preços no porto de Paranaguá, no Paraná, estavam em R$ 121,81 por saca de 60 quilos, uma redução de quase 15% no acumulado do mês.

LEIA MAIS:

Quebra na soja deve ser maior que o projetado, acreditam produtores

Mesmo com quebra de safra, preço da soja cai

Cenário desolador: Seca faz Aprosoja-MT prever super quebra de safra

Protetor solar e climatização ajudam a livrar a soja e gado do calor?

Produtores de soja se preocupam agora com ‘qualidade da chuva’

Seca faz USDA reduzir estimativa de produção de soja do Brasil em 2,16%

A depender do Estado, quebra vai de 8% a 25% na safra de soja 2023/24

Mapa altera calendário de plantio da soja em função do clima