Por André Garcia
Novos caminhos para a pecuária e o impacto climático sobre a agricultura são destaques entre as palestras da Norte Show 2024, que acontece entre 16 e 19 de abril em Sinop (494 km de Cuiabá). Não poderia ser diferente, já que as condições do clima resultaram em quebra na safra 2023/2024, causando preocupação entre os produtores.
No dia 17 de abril, às 13h30, o consultor Roberto Barcellos vai comandar o painel “Carne de Qualidade ou Carne de Commodity? Tendências da Pecuária de Corte do Brasil”, no qual abordará temas como a seleção genética, a avaliação do animal e o uso de tecnologia para aumentar a produção.
“É a pecuária de precisão. Essa padronização por dentro vai me fazer mais eficiente se eu quiser ser um produtor de commodity mais consistente, se eu quiser ter a excelência da carne de qualidade”, afirma.
Já no dia 19 de abril, a partir de 13h30, o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Cornélio Zollin, apontará alternativas de mitigação de danos a partir de ferramentas agronômicas com a palestra “Como preparar a sua fazenda para conviver com as mudanças no clima?”.
A feira
A feira no médio-norte de Mato Grosso, que acontece no Parque de Exposições da Acrinorte, é realizada por meio de uma parceria entre a Associação de Criadores do Norte (Acrinorte) e o Sindicato Rural de Sinop. Para conferir a programação completa, basta clicar aqui.
Em 2023, a Norte Show quebrou recorde em negociações ao ultrapassar R$ 4,1 bilhões, mais de 300 expositores e movimentou 50 mil visitantes nos quatro dias da feira de negócios.
LEIA MAIS:
Avanço da colheita de soja confirma efeitos da crise climática
Seca e clima quente levam novo corte em estimativa para soja
Produtores pedem ajuda ao governo para enfrentar crise na soja
Safra de soja deve ser 7,12% menor em 2023/24, aponta Esalq