HomeAgricultura

Para Fávaro, União Europeia precisa respeitar soberania nacional

Para Fávaro, União Europeia precisa respeitar soberania nacionalMinistro destacou Código Florestal brasileiro. Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

Carlos Fávaro exalta qualidade do milho brasileiro em congresso
Boas práticas no agro são aliadas no enfrentamento da crise do clima
Mapa quer de John Kerry investimento na ciência brasileira

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse que o Brasil não irá aceitar imposições da União Europeia que eventualmente prejudiquem a soberania nacional no comércio de produtos do agro. As informações são do programa Hora H do Agro, da Jovem Pan.

“Acreditamos no acordo entre Mercosul e União Europeia, mas com bases equilibradas, com respeito à soberania de ambos os lados”, explicou Fávaro.

Ao pontuar sobre a nova lei da União Europeia, que impede a importação de produtos ligados ao desmatamento, o ministro reiterou que o país não abrirá mão de sua dependência quando o assunto é fiscalização de produtos do campo livres de desmate.

Nós temos um código florestal que está entre os mais modernos do mundo, e os produtores são adaptados a essa regra. Como a ministra Marina Silva (do Meio Ambiente) disse recentemente, 98% dos produtores estão dentro da lei, portanto não dá para a União Europeia definir uma nova regra que eles devem cumprir”, destacou.

Fávaro explicou que insistência da UE em estabelecer novas diretrizes para produtos ligados ao desmatamento, pode afetar a relação comercial.

“A Europa é um mercado importante para o Brasil, mas se ela insistir em avançar sobre os limites da nossa soberania, vamos ter que buscar outras alternativas. A ampliação das relações comerciais com Ásia, Oriente Médio e África são completamente viáveis para suprir qualquer demanda que possa ser prejudicada com a União Europeia”, finalizou.