HomeEcologia

MS e Consulado dos EUA se unem para proteção do Pantanal

MS e Consulado dos EUA se unem para proteção do PantanalIniciativa faz parte de ações adotas pelo governo para evitar tragedia. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Operação Amazônia combate crimes ambientais em Mato Grosso
Cooperativa de leite de Brasnorte impulsiona participação feminina
Calorão vai continuar na primeira semana de maio no Centro-Oeste

Os efeitos dos incêndios florestais no Pantanal e a resiliência da população afetada estarão no centro do debate em seminário realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos. Frente a uma seca histórica, o Estado se prepara para prevenir e mitigar os efeitos das queimadas.

O 2° Seminário presencial Brasil & Estados Unidos: resiliência da população frente aos incêndios florestais, acontecerá no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, das 8h às 18h.

Além de palestrantes sul-mato-grossenses, está confirmada a presença da palestrante Brenda Bowen, especialista em Recursos e oficial de informação pública, da equipe de manejo de florestas, pastagens e ecologia vegetal do Serviço Florestal dos Estados Unidos (United States Forest Service).

De acordo com o Governo do Estado, nos últimos 24 anos, Brenda participou de inúmeras ocorrências ligadas a incêndios florestais e a outros incidentes arriscados, incluindo a ajuda internacional prestada à Nova Zelândia, por ocasião da passagem do ciclone Gabrielle, em 2023.

Sua equipe de gerenciamento de incidentes tem estado à frente de muitas iniciativas nos Estados Unidos, como o gerenciamento de incidentes complexos e os processos de avaliação de risco estratégico.

Programação

Vale destacar que o evento tem foco nas metas da ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo acelerar o progresso na restauração de terras degradadas, combater a desertificação e desenvolver a resiliência das comunidades e das pessoas.

Entre os painéis previstos, está o “Estratégias adotadas de comunicação do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS)”, voltado à população em geral e às comunidades diretamente afetadas pelos incêndios florestais, com apresentação de cases de sucesso nos Estados Unidos da América e no Brasil.

A programação inclui ainda o painel “Coordenação e interação multiagências em incidentes de grande porte por incêndios florestais na fase da resposta”, que apresentará considerações sobre o emprego do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) nos Estados Unidos.

LEIA MAIS:

Como MT e MS estão preparando para enfentar o fogo no Pantanal

Pantanal: seca e La Niña podem trazer tragédia pior que a de 2020

Chuva no Sul e seca no Pantanal mostram 2 lados de crise climática

Acusado por maior crime contra Pantanal recebeu R$ 10 mi do BB

Pantanal contaminado por agrotóxico e ameaçado por seca

Sincronia entre Cerrado, Amazônia e Pantanal está sob ameaça da seca

Outono intensifica seca e Pantanal pode sofrer com incêndios