HomeProdutividade

Clima em junho vai impactar na safra de grãos do Centro-Oeste

Clima em junho vai impactar na safra de grãos do Centro-OesteFalta de chuva acende alerta para produtor de milho. Foto: CNA

Inverno começa com período menos chuvoso em grande parte do país
Norte do Mato Grosso terá volume de chuva acima da média no final do mês
Período de tempestades avança no Centro-Oeste, segundo MetSul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disse que em junho haverá variações nas condições de chuva e temperatura em diversas regiões do Brasil. A expectativa é de chuva acima da média na parte norte da Região Norte, leste da Região Nordeste, e em áreas específicas do Maranhão, Piauí e Ceará.

Já o Centro-Oeste e Sudeste, assim como o sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul poderão ter precipitações próximas ou inferiores à média histórica.

Safra de grãos

Essa distribuição de chuvas, segundo o Inmet, afetará diretamente a safra de grãos 2023/24, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento inicial das terceiras safras de milho e feijão nas regiões com previsão de maior pluviosidade.

Por outro lado, a diminuição da umidade do solo em áreas do Matopiba e no sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste pode impor dificuldades para a segunda safra de milho, devido à escassez de água.

Quanto às temperaturas, o Inmet prevê que estarão acima da média em todo o País, especialmente na região central, onde a menor ocorrência de chuvas pode resultar em períodos de calor intenso.

As temperaturas devem superar 26ºC nas regiões Norte e Nordeste, enquanto na Região Centro-Oeste e norte da Região Sudeste a variação deve ser de 20ºC a 24ºC.

A Região Sul terá temperaturas abaixo de 20ºC, com possibilidade de geadas em áreas de maior altitude, devido à chegada de massas de ar frio.

Fonte: Estadão Conteúdo