O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta para baixa umidade no Centro-Sul do País. Os efeitos do veranico – calor e tempo seco fora de época – seguem afetando especialmente a região central do Brasil e dificulta a formação de nuvens e ocorrência de chuva. As informações são do Globo Rural.
No Centro-Oeste o tempo é firme, poucas nuvens em virtude do bloqueio atmosférico na região. O veranico causa amplitudes térmicas altas nas capitais. Cuiabá começou a quarta-feira, 12/6, o dia com 19º e chega a 36º durante a tarde, informou o Climatempo.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, entre 15% e 35% no Mato Grosso do Sul. Por isso, recomenda-se beber bastante líquido e umidificar os ambientes. É fundamental que a população não coloque fogo em nenhuma situação, visto que as condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais, de acordo com a Agência de Notícias MS.
O veranico deve durar até 20/6, quinta-feira, informou o Canal Rural. A expectativa é que de uma segunda frente fria avance em meados entre os dias 21 e 22 de junho, trazendo um pouco mais de umidade e refresco para o Centro-Sul.