Os incêndios florestais atingiram cerca de vinte propriedades rurais no Pantanal Sul-mato-grossense, entre os dias 10 de maio e 10 de junho de 2024, segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
Também foram identificados sete pontos de ignição que geraram aproximadamente 12.387,24 hectares de incêndios florestais na região. Esses pontos foram encontrados em seis imóveis rurais e uma área sem cadastro no CAR (Cadastro Ambiental Rural).
Do total da área atingida, 8.836,35 hectares estão localizados em Mato Grosso do Sul, enquanto 3.550,79 hectares foram registrados no Paraguai.
De acordo com o MPMS, o fogo ainda não foi completamente controlado.
“As autoridades estão em alerta máximo e esforços contínuos estão sendo feitos para combater as chamas e minimizar os danos ambientais”, afirma o MPMS.
A identificação e monitoramento dos incêndios realizados pelo Núcleo de Geotecnologias (NUGEO) fazem parte das ações do Programa “Pantanal em Alerta”, que pretende auxiliar nas estratégias de prevenção, responsabilização e educação ambiental.
O objetivo da ação é investigar as possíveis causas do incêndio, a identificação dos responsáveis, se ocorreram ou não em propriedades privadas, bem como a responsabilização, se for o caso.