HomeAgriculturaProdutividade

Trabalhadora rural realiza sonho de operar máquina agrícola

Trabalhadora rural realiza sonho de operar máquina agrícola

CNA vai promover Dia do Agro na COP28
Maior consumidor de agrotóxicos do País, MT pode proibir aplicação aérea
Economia e clima elevam preço de sementes de soja

A trabalhadora rural de Mirassol d’ Oeste, Erinelza dos Santos, 37, realizou o sonho de operar um trator. Ela atua na área há dois anos e, neste ano, adquiriu mais um conhecimento: concluiu o treinamento em Operação de Colheitadeira de cana-de-açúcar, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato Rural.

No período da safra da cana-de-açúcar, outras cinco companheiras se juntam a Erinelza para operarem máquinas agrícolas na mesma propriedade. “Somos cuidadosas, geralmente nosso trator é mais limpo e recebemos elogios por sermos detalhistas”, afirma.

Desde criança, Erinelza sonhava em operar a máquina, mas só pôde realizar este sonho a partir de 2018, quando se capacitou para a função. “Eu tinha 10 anos de idade e já gostava, mais ainda não tinha força nem para segurar o volante”.

Assim que pode, a trabalhadora fez um treinamento por conta própria para conseguir a atual vaga de emprego. Desde então já perdeu as contas de quantos treinamentos pelo Senar-MT e Sindicato Rural de Mirassol d’ Oeste já concluiu para se qualificar cada vez mais. “Não estou bem lembrada, mas acho que foram dois a três cursos só no ano passado”, afirma.

Segundo o presidente do Sindicato de Mirassol d’ Oeste, Francisco Ferreira, a presença de mulheres tem sido cada vez mais constante na demanda de treinamentos nessa área. “Elas têm procurado bastante o sindicato. Algumas trabalham aqui na cidade com a cana-de-açúcar e outras conseguem emprego em cidades como Sapezal, que é mais voltada para a cultura de grãos”.

Fonte: Ascom/Senar-MT