HomeEcologia

Veranico reduz umidade do ar e põe Pantanal em alerta

Veranico reduz umidade do ar e põe Pantanal em alertaTempo seco e quente predomina no Centro-Oeste. Foto: Álvaro Rezende/ Governo de MS

Governo de Mato Grosso vai reativar mais dois garimpos em Mato Grosso
Ibama restringe uso de agrotóxico Tiametoxam para proteger abelhas
Entidades protestam contra extinção do Parque Cristalino II

Na semana passada, a passagem de uma massa de ar frio e úmido levou alívio ao Pantanal. Mesmo com pouca chuva, a queda da temperatura e o aumento da umidade do ar ajudaram as equipes que combatem as chamas no bioma. Como resultado, até terça-feira, 16/7, 56% dos incêndios tinham sido extintos, e outros 40% estavam sob controle, informou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Marina disse que os números podiam ser celebrados, mas reforçou a necessidade de manter as equipes mobilizadas, destaca a Agência Brasil. Sobretudo porque um veranico deve começar no Centro-Sul do país a partir de hoje e se estender até o final da próxima semana. Assim, as temperaturas na região do Pantanal devem subir, enquanto a umidade do ar cairá drasticamente, condição que facilita a propagação do fogo.

Segundo a Climatempo, algumas regiões podem ter máximas entre 3ºC a 5ºC mais quentes que o habitual para esta época do ano, informa CNN. A subida dos termômetros deve ser sentida nos três estados do Sul, em parte do Sudeste, com exceção do Espírito Santo, e no Centro-Oeste. No oeste gaúcho, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul – onde ficam 60% do Pantanal –, as máximas podem ficar de 5ºC a 7ºC acima da média.

Ainda segundo a Climatempo, o aumento das temperaturas se deve à formação de um novo bloqueio atmosférico na região central do país, que vai manter uma massa de ar quente em grande parte do Brasil. O bloqueio também pode impedir a formação de grandes nuvens de chuva.