HomeEcologia

Fumaça da Amazônia e do Pantanal se iguala a 5 anos de poluição em SP

Fumaça da Amazônia e do Pantanal se iguala a 5 anos de poluição em SPFumaça se alastra e causa danos ao meio ambiente e saúde. Foto: Amazônia Real

Cerrado vive pior seca em 700 anos e cenário deve piorar
Amazônia perde 19% de seu território e se aproxima de ‘estágio crítico’
MT tem maior número de focos de queimada em março

Dados do observatório espacial europeu Copernicus revelam que as emissões de gases do efeito estufa provenientes dos incêndios florestais na Amazônia e no  Pantanal atingiram neste ano o maior nível desde 2005. As informações são do site Um Só Planeta.

O Corpernicus informou, ainda, que o fogo nos biomas em 2024 fez com que  Mato Grosso do Sul e Amazonas registrassem o nível mais alto de emissões de gás carbônico (CO2) a partir de incêndios florestais desde 2003. O acúmulo destes gases na atmosfera é um dos principais motores do aquecimento global. No país, as queimadas estão entre as maiores fonte de emissões de CO2, ao lado do desmatamento. No mundo, porém,a nível global,  a queima de combustíveis fósseis responde por dois terços dos gases que estão mudando o clima – inclusive no Brasil.

O total de carbono liberado pelos incêndios florestais nos dois Estados em sete meses corresponde a mais de cinco vezes o total emitido pela cidade de São Paulo durante um ano inteiro. As emissões das queimadas tornam o ar local insalubre e causam impactos para a saúde ambiental.

Vista do Espaço

Na segunda-feira, 12/8, a Nasa publicou imagens que mostram as colunas de fumaça do incêndios florestais na Amazônia. A fotografia tirada por satélite da agência espacial, o mesmo usado pelo Brasil para monitorar a atividade do fogo no país, revela focos no Pará e no Amazonas. Na região, 22 municípios são prejudicados pela fumaça, que tomou a capital amazonense, Manaus. A Nasa citou o nível “fora do comum” de incêndios no bioma.