HomePantanal

Primeiro filhote de arara-azul nasce em santuário, após incêndio

Primeiro filhote de arara-azul nasce em santuário, após incêndioFilhote é símbolo de esperança. Foto: Instituto Arara Azul/ Instagram

Ibama prevê crise por queimadas por mais dois meses
Falta de fiscalização da JBS faz desmatamento aumentar
Demanda enfraquecida pressiona valores do milho, diz Cepea

Após incêndio que destruiu 80% do santuário do Instituto Arara Azul, localizado na fazenda Caiman, em Miranda, no Mato Grosso do Sul, pesquisadores encontraram um filhote de arara-azul recém-nascido em ninho intacto na última segunda-feira, 12/8. As informações são do site Um Só Planeta.

O filhote é o primeiro e registrado na temporada reprodutiva de 2024. Depois dos incêndios na região, as araras-azuis voltam aos ninhos para checar os ovos ou mesmo pôr novos. Área de proteção e pesquisa é considerada a maior do mundo dedicada a esta espécie.

“Muito feliz. É o primeiro filhote depois do fogo, um filhote que traz muita esperança pra gente”, afirmou a veterinária Maria Eduarda Monteiro.

O Instituto monitorava 21 ovos das aves na esperança de acompanhar o nascimento dos filhote. Houve a perda de dois desses ovos durante o fogo. Durante o trabalho da equipe, que sobe nas árvores para checar os ninhos, as araras acompanhavam de perto o movimento.

“Apesar do fogo, e tudo que passou, ele tá bem, com o papo cheio, e os pais estão aqui do lado. Já vou liberar aqui para ela poder vir cuidar do filhote”, comemorou o assistente de campo Lucas Rocha.