HomeEcologia

Temperaturas voltam a subir e baixa umidade preocupa Centro-Oeste

Temperaturas voltam a subir e baixa umidade preocupa Centro-OesteTempo mais quente e seco a partir desta quinta, 29/8. Foto: Saul Schramm

Baixa umidade coloca 70% das cidades de MS em potencial de risco
Vinte estados do país e o Distrito Federal estão em alerta climático
72 cidades de Mato Grosso do Sul enfrentam onda de calor

A partir desta quinta-feira, 29/8, o recuo da massa de ar polar sobre o território brasileiro provocará elevação das temperaturas. A menor umidade relativa do ar, que já se encontrava em níveis preocupantes, será ainda mais acentuada pela intensificação do calor. O alerta vale para o risco de novas queimadas, especialmente no Centro-Oeste. As informações são do G1.

No Centro-Oeste, a expectativa é que as temperaturas superem os 35°C. Em Cuiabá, os termômetros podem registrar até 38°C. Em Campo Grande e em Goiânia, as máximas ficam em torno dos 33°C. Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, afirma que o calor será sentido de forma desigual pelo país.

Com o calor e o tempo ainda mais seco, todos os estados do Centro-Oeste podem ter umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o meteorologista, a situação deve ser mais crítica no Brasil central, na faixa que engloba norte do Mato Grosso, sul do Mato Grosso do Sul e Goiás.

“Nessas regiões, a umidade deve ficar ainda mais baixa, em torno de 12%” alertou.

Fábio Luengo lembrou que uma das principais consequências da baixa umidade é o possível aumento dos focos de incêndio e das queimadas.