HomeEcologia

Incêndios já consumiram mais de 15% do Pantanal neste ano

Incêndios já consumiram mais de 15% do Pantanal neste anoMais de 371 mil hectares foram destruído em terras indígenas. Foto: CBMMS

Mapa institui Câmara para enfrentar desafios climáticos no setor
Soja é cultura mais afetada pelo clima e perdas podem chegar a 40%
Veja como Mato Grosso pode contornar vulnerabilidades da carne, segundo o Imac

Desde o início do ano, 2,3 milhões de hectares, o equivalente a 15,61% do Pantanal, já foram atingidos pelos incêndios que afetam o bioma, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa-UFRJ).

E a situação pode piorar e muito, já que, de acordo com o informativo, até sábado, 31, a maior parte da região voltará a apresentar condições climáticas que dificultam o combate a incêndios mesmo por meios aéreos, com alta velocidade de propagação do fogo.

As terras indígenas são as mais atingidas, com mais de 371 mil hectares destruídos. A Terra Indígena Kadiwéu, por exemplo, perdeu mais de 357 mil hectares para o fogo. A perda de habitat ameaça a sobrevivência de diversas espécies de animais e plantas, além de afetar diretamente as comunidades tradicionais que dependem dos recursos naturais do Pantanal.

Na última terça-feira, 27, o Supremo Tribunal Federal determinou o prazo de 15 dias para que o governo federal reforce o número de pessoas e de equipamentos no combate ao fogo no Pantanal e na Amazônia.

No mesmo dia, o governo federal publicou portaria autorizando o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a estruturar brigadas temporárias em municípios de 18 estados e do Distrito Federal, com equipes que podem variar de 13 a 25 profissionais, além de contratar equipes especializadas de pronto emprego, com mobilização em menos de 24 horas.