HomeEcologia

Rio do Peixe seca e deixa todos os moradores de Faina sem água

Rio do Peixe seca e deixa todos os moradores de Faina sem águaCidade aguarda caminhões pipa. Foto: Prefeitura Municipal

Veja ações de Mato Grosso para proteção dos seus três biomas
Dez pessoas são presas por pesca ilegal de 373 quilos de peixe
Brasil negocia investimento chinês para recuperar pastagens degradadas

O município de Faina, em Goiás, enfrenta uma grave crise hídrica. Com o Rio do Peixe praticamente seco, a cidade decretou situação de calamidade pública após todos os moradores ficarem sem água. Segundo o prefeito Paulinho Vieira, a falta de água no rio impossibilitou o abastecimento da estação de tratamento. As informações são do G1.

“Nosso rio veio praticamente a secar, principalmente no ponto em que é feita a captação da água para o tratamento. Infelizmente a cidade colapsou”, disse

A interrupção da captação de água no Rio do Peixe, ocorrida na quarta-feira, 9/10, deixou toda a cidade de Faina, incluindo o bairro Parque das Rosas, que era abastecido por poços artesianos, sem água.

Vieira reiterou que que já previa a situação e há uma semana faz campanha de racionamento. Destacou ainda que está em contato com a Defesa Civil e que caminhões-pipa devem chegar na cidade a partir desta quinta-feira, 10/10. Ele informou que outras cidades vizinhas estão contribuindo para ajudar a população da cidade.

Calamidade

O município decretou estado de calamidade pública considerando o desabastecimento de água, que traz prejuízo a toda a população local.

“O acesso a água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, é prioridade como um bem essencial a vida”, diz o decreto.

Para enfrentar a crise hídrica, o decreto de calamidade pública autoriza o poder público a requisitar o uso de reservatórios e poços particulares, interligando-os à rede de abastecimento municipal.

Um morador do município revelou que a população tem que buscar água em galões em pequenos poços que ainda restaram do rio.