HomeEcologiaEconomia

Semana de fortes chuvas traz alívio aos produtores

Semana de fortes chuvas traz alívio aos produtoresBoa notícia para os produtores de soja. Foto: Reprodução/CNA

Onda de calor “assa” o Centro-Oeste e Cuiabá registra recorde em 112 anos
País tem tem áreas que já estão até 3°C mais quentes, diz Inpe
Crise do clima pode derrubar renda no Centro-Oeste em até 25%

Por André Garcia

Em meio a temporada de seca, que neste ano levou o Centro-Oeste a quebrar recordes históricos de estiagem e de queimadas, os produtores rurais terão um alívio nos próximos dias . De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta semana será marcada por grandes volumes de chuvas na região central do País, com volumes que podem ultrapassar os 80 mm.

Na última semana, de 9/10 a 13/10, os maiores acumulados foram registrados no sul do Mato do Grosso do Sul e áreas isoladas do Mato Grosso. Para esta semana, até 21/10, a previsão é de aumento de nebulosidade, com pancadas de chuva que podem ser volumosas, em especial na quinta-feira, 17/10 sobre o Mato Grosso.

A notícia é ótima para a maior parte dos produtores de soja, que esperavam um acúmulo mínimo de 50 mm de chuva para começar a semeadura.  Isso porque as chuvas garantem reposição da umidade do solo, indispensável para o desenvolvimento das sementes da oleaginosa.

Segundo informativo do Inmet, essas mudanças estão associadas ao alinhamento da convergência de umidade, o que vai fazer com que a partir de 19/10 as chuvas se intensifiquem no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, se estendendo também para o sudeste, até Minas Gerais e São Paulo.

Além disso, o retorno das chuvas na região central trará uma redução significativa das temperaturas, trazendo alívio depois de semanas com recordes consecutivos de calor. Especialmente entre os dias 19/10 e 20/10, as máximas nos termômetros deverão ser de 20°C em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste.

LEIA MAIS:

Outubro ou novembro? A chegada do La Niña ainda é incerta

La Niña pode atrasar e ocorrer apenas em 2025, alerta ONU

Pantanal: seca e La Niña podem trazer tragédia pior que a de 2020

Cautela: produtor de MT aguarda chuva para iniciar plantio de soja

El Niño chega ao fim e é possível saber como será La Niña?

Seca leva 27 municípios de MT a decretar situação de emergência