A Operação Amazônia 2024 resultou em R$ 24 milhões em multas para 17 propriedades rurais nos municípios de Cláudia, Itaúba, Santa Carmem, União do Sul e Marcelândia, por diversos crimes ambientais. As informações são do G1.
A força-tarefa integrada, liderada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e Corpo de Bombeiros, com apoio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e do Meio Ambiente (Sesp e Sema), Polícia Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), foi realizada entre 8 e 20 de outubro.
A operação constatou desmatamento, queimadas, construção de poços sem licença, desbaste em rios, uso de retroescavadeiras em áreas protegidas, incêndios florestais e corte ilegal de árvores. Uma propriedade embargada continuava em operação e outro local apresentava um vasto incêndio.
Os infratores responderão por crimes como uso ilegal de motosserra, desmatamento, danos a florestas de preservação permanente, incêndios florestais e outras práticas que causam danos significativos ao meio ambiente.