Por André Garcia
Por meio do uso de inteligência artificial e outras tecnologias avançadas, a ScoreCAR promete transformar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Brasil. Recém-lançada pela Imaflora e a Agrotools, a ferramenta tem capacidade para avaliar a confiabilidade dos dados de mais de 7,4 milhões de imóveis cadastrados, podendo eliminar erros e fraudes que hoje fragilizam o sistema.
O ScoreCAR é uma Interface de Programação de Aplicação (API), conjunto de definições e protocolos que permite que diferentes softwares ou sistemas se comuniquem entre si, utilizando recursos de inteligência artificial, machine learning, algoritmos de reconhecimento territorial e outras tecnologias para gerar uma avaliação precisa das propriedades rurais em uma base de mais de sete anos de informações históricas.
“Esse produto foi criado para melhorar a percepção de confiabilidade para o CAR, ao apresentar o comportamento do território ao longo dos últimos 7 anos, a nota da análise vai refletir o nível de confiabilidade com mais veracidade e precisão para solucionar uma dor de mercado, que ninguém conseguia contrapor”, explicou o diretor de produtos da Agrotools, Breno Felix.
Hoje alimentado com informações autodeclaradas pelos produtores, o CAR é essencial para a regularização das propriedades rurais e o cumprimento da legislação ambiental, já que é o principal instrumento de controle de cumprimento das exigências do Código Florestal Brasileiro. Ainda assim, das mais de 7,4 milhões de propriedades cadastradas, apenas 1% foi validada, o que traz insegurança no setor agropecuário.
De acordo com o Imaflora, as análises consideram critérios como sobreposições territoriais, alterações na área e maturidade dos dados. “Além disso, também será possível saber o número de alterações que um CAR sofreu ao longo da vida, podendo aprofundar ainda mais naqueles que apresentam uma nota de confiabilidade mais baixa”, complementou Breno Felix.
Agenda ESG
O aumento da segurança e da transparência do CAR é um passo importante para o avanço da agenda ESG brasileira, ou seja, o conjunto de ações e objetivos que o País tem que adotar para lidar com questões ambientais, sociais e de governança. Foi o que destacou o coordenador de Negócios e Serviços do Imaflora, Rafael Brevigliero, ao reforçar que a avaliação desta linha do tempo vai dar luz às inconformidades socioambientais e possibilitar que os produtores se adequem à legislação.
“A aplicação prática da agenda ESG não é apenas uma tendência global, mas uma necessidade urgente para promover um desenvolvimento econômico que respeite as pessoas e o meio ambiente. O compromisso com essas práticas transforma empresas e fortalece a economia, ao mesmo tempo em que contribui para conservar a sociobiodiversidade e melhorar a qualidade de vida das comunidades locais”, concluiu.
LEIA MAIS:
Força-Tarefa será criada para aprimorar Cadastro Ambiental Rural
Apenas 2% das análises do Cadastro Ambiental Rural foram concluídas
Whatsapp do Sema-MT tira dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural
Ferramenta vai facilitar confecção e validação do Cadastro Ambiental Rural
Programa SouABR terá desconto nos juros do crédito rural
Polícia Ambiental prende três e aplica R$ 450 mil em multas
Ibama cria plataforma para acompanhar recuperação ambiental
Infográfico mostra detalhes sobre regularização ambiental em MT