HomeEcologia

Parceria vai restaurar 600 hectares da Amazônia em Querência

Parceria vai restaurar 600 hectares da Amazônia em QuerênciaProjeto é parceria entre a re.green e a Agro Penido. Foto: re.green

Estudo mostra que onças estão em áreas ameaçadas pelo homem
Seca aumenta busca por irrigação, mas estratégia pode piorar escassez
Produtores agora querem extinguir Parque Serra de Santa Bárbara

A re.green, empresa brasileira especializada em regeneração florestal e comercialização de créditos de carbono, anunciou na segunda-feira, 13/1, sua primeira parceria rural, que irá restaurar 600 hectares de floresta amazônica das fazendas Pioneira e Darro da Agro Penido, no município de Querência (MT).

A área era parte da fazenda Roncador, uma das dez maiores propriedades agropecuárias do Brasil, reconhecida pelo seu modelo próprio de integração produtiva baseado nos 4Ps – plantas, pecuária, pessoas e planeta.  De acordo com a empresa, a parceria demonstra a valiosa oportunidade que existe ao se unir agricultura e restauração, em um caminho tanto de maior rentabilidade para o produtor rural dentro de uma economia regenerativa, quanto de maior escala para a recuperação de florestas nativas.

“Parcerias como essa mostram que a diversificação de receitas dentro da mesma propriedade com o mercado de carbono é mais que possível, é uma realidade”, afirmou Thiago Picolo, CEO da re.green.

A re.green vai restaurar, com espécies nativas da floresta amazônica, áreas marginais das fazendas, localizadas entre a lavoura e a Área de Proteção Permanente (APP), que não eram destinadas à produção nos últimos 11 anos, cuidando de todo o processo – desde a preparação do solo, plantio, monitoramento e manutenção.

A Agro Penido será remunerada por meio de créditos de carbono. Isso, afirma a empresa, fará a rentabilidade da propriedade aumentar, enquanto se promove a recuperação da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos e o aumento da resiliência do ecossistema, que, com a floresta, ficará mais resistente a ameaças como o fogo.

“Essa parceria simboliza um marco importante para a re.green porque acreditamos muito no poder das parcerias rurais para dar escala à restauração. Testamos nosso modelo em áreas próprias e estamos prontos para trabalhar com a mesma qualidade de execução nas áreas dos parceiros.” – Thiago Picolo, CEO re.green

A área que começará a ser restaurada neste início de 2025 fica localizada próxima ao Parque Xingu – um território vital para a conservação da biodiversidade brasileira e de culturas indígenas.

Liga do Araguaia

A Agro Penido é precursora em práticas agroambientais, e, entre outras ações, é fundadora do movimento Liga do Araguaia, idealizado por Caio Penido com apoio do Grupo Roncador, que reúne pecuaristas pela promoção da pecuária sustentável, por meio da difusão, adoção e monitoramento de boas práticas agropecuárias, estimulando, especialmente, uma agropecuária de baixo carbono (projeto Carbono Araguaia) e a criação de valor da biodiversidade, por meio do pagamento por serviços ambientais.

Dentre outras ações, a mais emblemática foi a fundação do movimento da Liga do Araguaia, em 2014, idealizado por Caio Penido e com apoio do Grupo Roncador. Atualmente, a Liga do Araguaia reúne cerca de 60 pecuaristas da região do Vale do Araguaia Mato-Grossense e segue sua jornada de desenvolvimento regional de forma independente e com governança própria, coordenada por um conselho diretor com alguns dos seus fundadores.

A re.green já tem cerca de 12.000 hectares em processo de restauração na Amazônia e na Mata Atlântica, por meio de iniciativas pautadas pela ciência que recriam florestas biodiversas e resultam em diferentes benefícios duráveis para a natureza e as pessoas.