HomeProdutividade

Chuva derruba exportações de soja de MT em janeiro

Chuva derruba exportações de soja de MT em janeiroChuva causou baixa disponibilidade. Foto: Claudio Naves/Appa

Dias chuvosos no Centro-Oeste contribuem no controle do fogo
Chuva do verão não foi suficiente para repor água no solo
Com fim do vazio sanitário da soja, produtor precisa de cautela com chuva irregular

Por  André Garcia

O atraso na colheita de soja, causado pelas chuvas em Mato Grosso nos últimos meses, resultou em queda de 63,26%, mas exportações do grão em janeiro na comparação com 2024. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no período o estado enviou ao mercado externo 158,57 mil toneladas.

O recuo é de 44,71% na comparação com a média histórica dos últimos cinco anos. Além disso, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em 2024, 431,64 mil toneladas de soja mato-grossense haviam sido enviadas a 12 países. Já em 2025 o grão teve apenas cinco países como destino.

“É importante destacar que as exportações estão apenas no início, e existem grandes expectativas de que, em 2025, os envios de soja atinjam um recorde, uma vez que as projeções indicam que a produção do estado será a maior da história”, pontua o Imea em seu boletim semanal.

Colheita

Nos primeiros dias do mês, além da janela de sol favorável, o volume de áreas prontas para colheita neste período e o grande parque de máquinas do estado impulsionou o ritmo dos trabalhos. Assim, a colheita da soja chegou a 50,08% na última semana, com um avanço de 21,50 pontos percentuais em comparação à semana anterior.

 

LEIA MAIS:

Cofco aposta em soja certificada brasileira

Sol traz avanço à colheita de soja, mas trégua pode acabar essa semana

Cargill enfraquece Moratória da Soja e pode beneficiar desmatadores

Colheita da soja segue atrasada no País, aponta Conab

MS tem 40% de soja classificada como ruim e regular

Aprosoja lança guia para controle de plantas daninhas