HomeEcologiaEntrevista

Chuva do verão não foi suficiente para repor água no solo

Chuva do verão não foi suficiente para repor água no soloBaixo volume de chuvas ameaça o Pantanal e áreas de cerrado. Foto: CNA

Calor extremo e chuvas irregulares são destaque no clima de 2025
Goiás decreta estado de emergência em 25 municípios por estiagem
Período de tempestades avança no Centro-Oeste, segundo MetSul

As chuvas do último verão, que terminou no dia 20 deste mês, não foram suficientes para repor o estoque de água no solo em parte do país. É o que aponta o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia.

Segundo o órgão, a estação foi bastante chuvosa no Amazonas, sudoeste do Pará e também nos estados do Maranhão e Piauí.

Mas, o volume de chuva foi abaixo do esperado na estação, o que ameaça o Pantanal e áreas de cerrado no norte de Mato Grosso, Rondônia, e parte do Acre e do Pará. Nesses locais, choveu 200 milímetros em dezembro e janeiro deste ano, quando a média para o período é entre 500 e 700 milímetros.

Com o volume de água insuficiente para recuperar o estoque hídrico do solo, castigado por secas e incêndios florestais intensos dos últimos dois anos, já se registra perda de folhas em áreas de floresta na Amazônia e Pantanal, e de queda na produtividade de grãos.

Outro local que chama a atenção é o Rio Grande do Sul. Em maio do ano passado, uma enchente histórica causou inundações em várias cidades gaúchas. Mas, choveu pouco no último verão, e o oeste do estado já enfrenta seca moderada.

Outra região onde o volume de chuva foi abaixo do esperado, nos últimos meses, é a porção central do Nordeste, passando pelo Espírito Santo até o norte de Minas Gerais.

Fonte: Agência Brasil