O Relatório Anual de Desmatamento no Brasil, produzido a partir de dados do Projeto MapBiomas, aponta que a maioria dos proprietários rurais atua dentro da legaliade. O estudo indica que a ocorrência de desmatamento entre 2019 e 2020 em propriedades rurais incide sobre apenas 1,45% dos imóveis com registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O Brasil possui mais de 6 milhões de propriedades inscritas no CAR, e o projeto identificou desmatamento em apenas 86.135 imóveis rurais.
Por outro lado, essas poucas propriedades rurais afetam a reputação de todo o setor agropecuário, já que respondem pela derrubada de vegetação nativa em mais de 930 mil hectares, o que representa 67,2% da área total desmatada no período apurado.
Na Amazônia, as propriedades privadas respondem por 63% da área desmatada, já no Cerrado, os imóveis rurais são causadores de 75% das ocorrências de desmatamento.
De acordo com o projeto MapBiomas, 99,8% dos polígonos de desmatamento identificados, equivalendo a 95% da área desmatada, não têm autorização. Os dados do sistema MapBiomas Alerta cruzam informações de cinco sistemas de detecção do desmatamento em tempo real por satélite e validam-nos com imagens de alta resolução com o auxílio de inteligência artificial.
Informações MapBiomas