HomeProdutividade

Competitividade da carne de frango frente à suína cresce mais de 40%

Competitividade da carne de frango frente à suína cresce mais de 40%

Arábia Saudita recua em prazo de validade para carne de frango congelada
Alta de ração afeta todos os mercados de proteína animal, diz ABPA
Exportações do agro atingem valor recorde de US$ 8,84 bilhões para outubro

Após três meses consecutivos registrando perda de competitividade, a vantagem da carne de frango frente à suína voltou a crescer em outubro.

Esse cenário é resultado das recentes desvalorizações do frango e das altas nos preços da carcaça especial suína. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a carne de frango se valorizou de forma consecutiva de maio a setembro deste ano, o que acabou limitando a liquidez do produto agora em outubro, visto que os elevados patamares dos preços afastaram parte dos demandantes das compras, informou nesta sexta-feira, 22/10, o Cepea.

Já para a carne suína, a maior demanda por novos lotes de animais para abate impulsionou os valores da proteína. Assim, a diferença entre os preços da carcaça especial suína e do frango resfriado ampliou-se de setembro para outubro, garantindo um expressivo aumento de 42,5% na competitividade da carne de frango frente à suína na parcial do mês.

O Cepea é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), localizada em Piracicaba – 150 km da capital. É um grupo de pesquisas registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Fonte: Cepea