A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) orienta aos produtores rurais sobre a atenção que devem ter com o novo calendário rural no controle da conta de luz. Remodelado, a ferramenta irá beneficiar 250 mil famílias que estão no campo, em todo Estado.
O gerente de Crédito Rural da Empaer, Mariano Batista Campos, destaca a importância de monitorar o consumo da energia.
“É um processo importante, pois permite que o agricultor tenha um dado valioso a respeito da sua geração e consumo de energia elétrica, além da possibilidade de reduzir o consumo, por exemplo”.
Mariano explica que o produtor precisa solicitar junto à empresa de distribuição de energia o calendário, de acordo com a sua categoria, sendo que há nove especificações. “Não é um único calendário, cada categoria tem a sua particularidade”, destaca.
Cada calendário dispõe dos dados e o passo a passo para o controle e acompanhamento da conta de luz. No campo, a medição é feita de forma diferente do que na cidade. De acordo com a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras de energia do País têm a permissão para fazer a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. Isso acontece porque as distâncias entre consumidores nestas áreas são muito maiores.
Mas com o calendário rural, o agricultor aprende a fazer a própria leitura de forma simples, prática e segura.
“Nós incentivamos essa prática para que o consumidor tenha o controle dos seus gastos. Ele não precisa de contato direto com o medidor. Basta que o consumidor visualize e anote corretamente os números disponíveis no visor do medidor e repasse essas informações para gente, por meio de um dos canais de atendimento da empresa”, explica o gerente de serviços comerciais da Energisa, Murilo Marigo.
O calendário rural já está sendo entregue às famílias pelos leituristas no momento da medição e enviado via e-mail para os clientes que têm o endereço eletrônico cadastrado. Além disso, também está disponível nas agências de atendimento, no site energisa.com.br e ainda pode ser enviado via aplicativo Energisa ON e pelo WhatsApp da Gisa (atendente virtual) no (65) 99999-7974.
Recadastramento
Os produtores rurais que não realizaram o recadastramento, encerrado dia 31 de dezembro, e, perderam o desconto na conta de energia, podem reativar o beneficio pelo mesmo procedimento via canais de comunicação da Energisa.
Fonte: Governo de Mato Grosso