HomeEconomia

Venda de carros elétricos mais que triplica no Brasil em 2021

Venda de carros elétricos mais que triplica no Brasil em 2021

Fungicida para controlar ferrugem em soja movimenta R$ 9 bi em 20/21
Com PIB bilionário, MT tem 77% de crianças e jovens na pobreza
Agenda sustentável pode trazer investimento ao Brasil, diz ministra

No último ano, o mercado de carros elétricos cresceu 3,5 vezes em comparação a 2020. Segundo o portal Poder 360, foram 2.860 veículos vendidos contra 801 no ano anterior. Quando consideramos o mercado de carros eletrificados por completo (carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in), o crescimento do setor foi de aproximadamente 77%, segundo matéria do portal O Globo.

De acordo com dados da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o número de carros elétricos emplacados neste segmento foi 257% maior que o de 2020 — conforme reportado pelo Canal Tech.

A projeção inicial feita pela ABVE estimava cerca de 29 mil unidades de carros elétricos ou híbridos no mercado brasileiro. No entanto, segundo dados apresentados pelo O Globo, o segmento em 2021 somou 34.990 unidades, 20,6% a mais que o esperado.

A disparada na indústria de carros elétricos pode ser justificada por dois motivos principais, apontados pelo O Globo. Em 2021, enquanto o segmento de veículos alternativos disparava, a indústria nacional teve de reduzir a produção de carros movidos a combustão, pela falta de chips semicondutores.

Outra explicação é o fato de muitas empresas, impulsionadas por princípios da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança, sigla em inglês), buscarem por serviços mais sustentáveis de entrega. Assim, a cada dez carros elétricos vendidos ano passado, dois eram furgões, usados para entregas. Houve também um grande número de vendas para locadoras de veículos.

Apesar do crescimento expressivo, a participação dos carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro automobilístico ainda é baixa: menos de 2% das vendas totais de 2021, segundo dados apontados pelo Poder 360. Já os veículos 100% elétricos ocuparam apenas 0,14%. A expectativa  para o ano de 2022, no entanto, é grande.

Temos a perspectiva que o mercado continue crescendo bastante. Como nos últimos meses tiveram salto de vendas, nós achamos que vai ou repetir o percentual de 2021 ou crescer um pouco mais”, afirmou o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, para o portal O Globo.

Pontos de recarga elétrica em Mato Grosso

 Em outubro do ano passado, foram inaugurados 6 postos de recarga para veículos elétricos em nosso estado, conforme noticiado no G1 e Olhar Direto. Os locais de abastecimento estão ao longo de 855 km da BR-163 e são administrados por uma concessionária de rodovias privada, a Rota do Oeste. É o único corredor, até o momento, com capacidade para recarga elétrica de veículos da região Centro-Oeste.

A empresa, em entrevista ao Olhar Direto, afirma que os pontos de recarga na BR-163 atende a valores de sustentabilidade, além de trazer o que há de melhor em tecnologia rodoviária para o principal corredor de escoamento de grãos do Brasil.

Tomamos esta ação para fomentar o crescimento do número de veículos elétricos ou híbridos em Mato Grosso, pois acreditamos que este é o futuro, inclusive para veículos de carga. Temos no nosso DNA a atenção ao meio ambiente e decidimos dar mais este passo”, diz o diretor-presidente da Rota do Oeste, Júlio Perdigão, ao portal Olhar Direto.

Pontos de recarga e uso do serviço

Rondonópolis – SAU 2, km 73

Santo Antônio de Leverger – SAU 06, km 338,6 da BR-364

Várzea Grande – SAU 8, km 434,6 da BR-364

Diamantino – SAU 12, km 546,9

Lucas do Rio Verde – SAU 14, km 640,7

Sorriso – SAU 17, km 784,7