HomeEconomiaMundo

Tensão entre Rússia e Ucrânia pode afetar importação e exportação brasileiras

Tensão entre Rússia e Ucrânia pode afetar importação e exportação brasileiras

Contrato baseado em soja brasileira já está disponível
Saiba as vantagens da agricultura de baixo carbono, destaque do Plano Safra
Aliança Agroeconômica divulga análise trimestral do Plano Safra 21/22

A tensão entre Rússia e Ucrânia deixa o mundo em alerta. Para os países, como o Brasil, que mantêm parcerias comerciais  com os principais atores desse conflito, a preocupação maior é com os efeitos negativos em suas economias.

O Valor afirma que a iminência de uma guerra na Europa oriental expõe os produtores rurais brasileiros à possibilidade de novos aumentos nos preços dos fertilizantes químicos e até de uma eventual interrupção no fornecimento dos insumos fabricados nesses países. Sem contar que Rússia e Ucrânia são importadores de grãos e de carnes do Brasil.

A BBC aponta que, embora o primeiro impacto tenha sido positivo –  a queda do dólar -, com a moeda norte-americana sendo negociada a R$ 5,0511 na terça, 22/2, os efeitos da guerra podem vir na forma de aumento na inflação e alta nos preços do petróleo e seus derivados. A reportagem também cita a questão dos fertilizantes, insumos agrícolas e do setor agrícola nacional.

Para o Valor, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Ribeiro, disse que a pasta não trabalha  “com a hipótese de falta desses insumos”. Segundo ele a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tem dialogado com os principais fornecedores internacionais de adubos e diz que eles têm garantido a manutenção – e até o aumento, em alguns casos – do fornecimento ao Brasil.

Além de fertilizantes e seus insumos, base da relação comercial do Brasil com a Rússia, nosso País importa  malte e trigo dos russos. A importação de adubos da Ucrânia, de acordo com o jornal, não é tão relevante. Entre os itens agropecuários importados para o Brasil do mercado ucraniano, a lista contém cigarros, frutas congeladas e aveia.

Já as exportações brasileiras para os dois países se concentram em produtos agrícolas. Amendoim,  carne bovina açúcar, café solúvel, soja, tabaco, tripas bovinas, pimenta e carne de frango são os principais produtos exportados para a Ucrânia.

A Rússia, além da campeã soja, exporta do Brasil carne de frango, café, amendoim, açúcar, carne bovina, carne suína e até carne de cavalo. Só de soja, foram 768,2 mil toneladas exportadas em 2021, ou US$ 343,2 milhões.