HomeAgriculturaProdutividade

Produção de semente de soja cresce 449% em 10 anos em MT, diz estudo

Produção de semente de soja cresce 449% em 10 anos em MT, diz estudoPureza e a germinação da semente determinam qualidade da soja. Foto: Abrasem

Dez pessoas são presas por pesca ilegal de 373 quilos de peixe
JBS entra no mercado de proteína cultivada com aquisição de empresa espanhola
Projeto plantou mais de mil mudas em área destruída por incêndios

A produção de sementes de soja aumentou 449% em 10 anos em Mato Grosso. De acordo com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), em 2020, o Estado produziu 1 milhão de toneladas em 2020 contra 182 mil toneladas registradas em 2010.

A biotecnologia, a genética e a qualidade da semente foram fatores que influenciaram esse aumento, de acordo com especialistas ouvidos pelo G1 MT, uma vez que o melhoramento genético ajuda no controle de pragas e doenças e contribui para os acréscimos de produtividade.

Segundo Daniele Brantester, responsável técnica do laboratório da Associação dos Produtores de Sementes (Aprosmat), a qualidade física e fisiológica da semente é identificada por meio de estudos.

“A gente desenvolve os testes exigidos pelo Ministério da Agricultura, que no caso da soja é a pureza e a germinação. Fazemos um diagnóstico desse lote de sementes dando subsídios para o produtor tomar as devidas decisões. Com o teste de tetrazólio a gente consegue ver se existe dano por percevejo, por umidade e se o processo de beneficiamento foi procedido de maneira correta”, contou ao G1.