HomeEconomiaAgricultura

Por fertilizantes, Mapa vai a Jordânia, Egito e Marrocos

Por fertilizantes, Mapa vai a Jordânia, Egito e MarrocosViagem visa ampliar negociações sobre fertilizantes. Foto: Mapa

JBS amplia programa de regularização ambiental do produtor
Região pantaneira ganha reserva particular em área estratégica
Estudo aponta transição energética sem expandir exploração do petróleo

Uma comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento inicia na quinta-feira, 5/5, uma missão para Jordânia, Egito e Marrocos. Liderado pelo ministro Marcos Montes, o grupo irá se reunir com representantes de empresas privadas e de governos desses três países para tratar sobre o fornecimento de fertilizantes e a ampliação de investimentos no Brasil. Os encontros também vão servir para reafirmar os mercados de destino de produtos brasileiros.

Na Jordânia, o principal tema será o fornecimento de fertilizantes à base de potássio. No Egito, o foco serão os nitrogenados e em Marrocos, os fosfatados. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 14 de maio.

“Também vamos aproveitar a viagem para consolidar os nossos produtos agropecuários nesses três países, por isso, acredito que a viagem terá sucesso e voltaremos, se Deus quiser, com bons resultados”, disse o ministro, ao embarcar.

Na Jordânia

Na Jordânia, em 7/5, o ministro terá reuniões com a Arab Potash Company (APC), que produz mais de 2,4 milhões de toneladas de potássio por ano, e a Jordan Phosphate Mining Company (JPMC), com capacidade de produção superior a 7 milhões de toneladas por ano. Também estão previstos encontros  o ministro da Agricultura da Jordânia, Khaled Musa Henefat, e com o ministro da Indústria, Comércio e Abastecimento, Youssef Al-Shamal.

No cairo

No dia 9 de maio, a delegação se reunirá com o vice-ministro da Agricultura, Moustafa El Sayeed, e com o ministro do Abastecimento, Aly Al Moselhy. No país, também participará do Fórum Brasil – Egito: Oportunidades no comércio bilateral, promovido pela Câmara de Comércio Árabe-Brasil. Também estão previstas reuniões com representantes do setor de fertilizantes e de proteína animal.

No Marrocos

No dia 12 de maio, a comitiva chega a Marrocos, onde está prevista uma reunião com o ministro da Agricultura, Mohammed Sadiki, além de uma visita à usina de Jorf Lasfar  da Companhia Office Chérifien des Phosphates (OCP). A empresa estatal é atualmente a maior fornecedora de fósforo para o Brasil.

Marrocos é o segundo maior produtor mundial de fertilizantes fosfatados, responsável por cerca de 17 % da produção global. Em 2021, o Brasil importou mais de US$ 1,6 bilhão em fertilizantes do Marrocos.

Fonte: Mapa

LEIA MAIS

Alta do preço de fertilizantes e petróleo impactou agro, diz relatório

Custos de produção da soja em MT sobe 1,2% puxado por fertilizantes, diz Imea

Crise de fertilizantes expõe nova batalha do agro por mais fertilidade do solo

Sistema Gravataí aumenta a produção e reduz dependência de fertilizantes